Escrita Terapêutica

Escrita Terapêutica

IC-logotipo15293442_1258257897550526_1189589859_o

ESCRITA TERAPÊUTICA

Uma Ferramenta de Cura

Ricardo Fonseca

Enfermeiro, Escritor, Terapeuta

O que é?

A Escrita Terapêutica é uma terapia onde a escrita é utilizada como uma ferramenta terapêutica, visando facilitar processos de cura emocionais, psicológicos, originando consequentemente repercussões positivas ao nível físico, social e relacional.

Esta terapia consiste na utilização da escrita através da realização de diversos exercícios previamente elaborados e/ou adaptados ao Indivíduo, que podem ser aplicados em diversos processos vivenciais e utilizados as vezes que forem necessárias, promovendo dessa forma o reconhecimento, a expressão, compreensão e aceitação das emoções inerentes a esses mesmos processos e que, quando não compreendidas, podem conduzir a significativas alterações emocionais e comportamentais.

A Escrita Terapêutica apresenta-se assim como uma terapia de fácil acesso a todos os Indivíduos, que pretendam facilitar os seus processos de cura, gerir adequadamente as suas emoções, de modo a potenciarem o seu bem-estar, a sua saúde, promovendo mais Felicidade nas suas Vidas e nas Vidas das pessoas com quem se relacionam no seu dia-a-dia. É uma terapia com muitos benefícios e que é complementar a outras terapias, sendo que quando utilizada em complemento em outras áreas terapêuticas, potencia os benefícios nos diversos processos de cura.

Objetivos:

Pretende-se com a Escrita Terapêutica, que cada pessoa possa reconhecer e compreender os processos emocionais que viveu ou se encontra a viver, sejam eles de carácter positivo ou menos positivo, de modo a poder reconhecer padrões, a identificar bloqueios que possa ter na sua Vida, a compreender a importância de uma gestão adequada das suas emoções, de modo a potenciar o seu bem-estar, promovendo a sua saúde e prevenindo algumas doenças do foro emocional e por vezes físico.

Aplicações:

  • A Escrita Terapêutica pode ser utilizada em diversas áreas como por exemplo, na área da saúde (por enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, dietistas, assistentes operacionais e técnicos, fisioterapeutas, voluntários, entre outros); na área da educação (por professores, educadores, auxiliares de ação educativa, entre outros), na área associativa, nas diversas associações de doentes, de voluntários, de carácter social, entre outras; na área das terapias complementares, pelos terapeutas de diversas terapias complementares, potenciando o resultado das suas terapias; entre outras áreas nas quais o Ser Humano está envolvido.
  • A Escrita Terapêutica pode ser dinamizada de diversas formas como: workshops intensivos ou temáticos; em palestras temáticas; tertúlias; grupos de partilha/terapêuticos em diversos contextos; em aulas temáticas em diversos cursos, apresentando esta terapia como uma ferramenta com grande potencial terapêutico.

Workshop Intensivo “Escrita Terapêutica – Escrever para gerir emoções”

Objetivos:

  • Capacitar o Indivíduo de técnicas de escrita para facilitar o reconhecimento das suas emoções;
  • Contribuir para o aperfeiçoamento, através da escrita, da sua expressividade emocional;
  • Contribuir para a consciencialização pessoal do Indivíduo, oferecendo estratégias terapêuticas, através da escrita;
  • Desenvolver o autoconhecimento através do reconhecimento, compreensão e expressão das suas vivências;
  • Contribuir para o desenvolvimento da comunicação relacional quer individual, quer coletiva.

Conteúdos:

Neste workshop serão desenvolvidas várias formas para potenciar a expressividade de cada participante servindo de guia orientador para a expressão das suas emoções, a sua compreensão e aperfeiçoamento das suas relações, quer consigo próprio quer com os outros.

Serão abordadas e trabalhadas, através de exercícios de escrita individuais, várias temáticas relacionadas com situações, experiências e vivências do nosso dia-a-dia, que são fontes de inúmeras emoções, pensamentos, comportamentos, sentimentos com os quais muitas vezes não sabemos lidar e não sabemos como as expressar. Com estes exercícios os participantes ficam providos de ferramentas para aperfeiçoar a sua forma de se expressarem perante e para os outros.

Duração:

4 horas

Investimento:

35 euros/pessoa

inclui:

  • Oferta de manual e certificado de participação: de forma a promover uma cultura ecológica e ambiental, os mesmos são enviados para o endereço eletrónico dos participantes).

Participantes:

Entre 4 a 20 pessoas

Workshops temáticos – Escrita Terapêutica

Exemplos de workshops a lecionar:

  • “A Escrita Terapêutica na gestão da doença crónica”;
  • “A Escrita Terapêutica em contexto educacional”;
  • “A Escrita Terapêutica na adolescência”;
  • “A Escrita Terapêutica na gestão dos processos de dor”;
  • “A Escrita Terapêutica: elaboração de cartas terapêuticas”;

Duração de cada Workshop:

3 horas

Investimento:

25 euros/pessoa

inclui:

  • Oferta de manual e certificado de participação: de forma a promover uma cultura ecológica e ambiental, os mesmos são enviados para o endereço eletrónico dos participantes).

Participantes:

Entre 4 a 20 pessoas

Grupos de Partilha (Terapêuticos)

Os grupos de partilha ou grupos terapêuticos, são grupos que reúnem determinadas caraterísticas, onde são realizadas partilhas relacionadas com diversos contextos vivenciais, onde estão implícitas experiências emocionais marcantes, quer sejam relacionadas com o próprio indivíduo ou com alguém que lhe seja próximo.

Objetivos:

Têm como principais objetivos:

  • Partilhar experiências pessoais/emocionais, relacionadas com determinado processo/contexto:
  • Potenciar o reconhecimento e compreensão das emoções, permitindo a sua livre expressividade;
  • Promover uma adequada gestão emocional, através da utilização de exercícios de escrita que serão facilitados e demonstrados pelo coordenador/moderador do grupo.

Aplicações:

Apesar das várias aplicações dos grupos de partilha ou grupos terapêuticos, de momento são criados grupos de partilha, no contexto de doença (em especial, doença crónica), sejam a nível individual, familiar ou ao nível de outra tipologia relacional.

Pretende-se assim que seja um grupo onde são partilhadas experiências sobre a vivência, impacto e experiências de vida ao conviver com uma doença crónica, de modo a que possam ser partilhadas estratégias promotoras de uma gestão emocional adequada, com promoção de emoções positivas e do fortalecimento dos relacionamentos.

Periodicidade:

Mensal

Participantes:

Máximo de 10 pessoas

Investimento:

10 euros/pessoa

Duração:

2 horas e 30 minutos

Sessões de Orientação Emocional – Individuais

As sessões de orientação emocional são sessões de aconselhamento emocional, onde cada Indivíduo pode abordar o tema que lhe faça mais sentido, seja em que âmbito for e onde são introduzidas técnicas e exercícios de escrita, adaptados ao indivíduo, para permitir a sua gestão emocional.

É criado para cada consulente um plano terapêutico personalizado que lhe é oferecido de modo a poder acompanhar a sua evolução e reconhecer quais as emoções que necessita reconhecer, gerir e integrar.

As Sessões de Orientação Emocional têm periodicidade Mensal, sendo que no intervalo das sessões de acompanhamento podem ser realizadas consultas online (via email e/ou Skype), permitindo a continuidade de cuidados e da relação entre o terapeuta e o indivíduo.

As consultas têm a duração de 2h (presencial).

O investimento de cada consulta presencial é de 20 euros, incluindo o acompanhamento online.

NOTAS GERAIS:

  • Para participar em qualquer uma das atividades propostas não é necessário qualquer tipo de aprendizagem específica sobre técnicas e metodologias de escrita, nem ter o hábito de escrever diariamente, ou seja, basta querer iniciar um processo terapêutico através da utilização da escrita;
  • Todas as atividades propostas estão associadas a uma campanha solidária realizada entre o Ricardo Fonseca e: – A Associação Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e a Síndrome da Fadiga Crónica, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos sensibilizar a população portuguesa sobre a Fibromialgia e a Síndrome da Fadiga Crónica e apoiar as pessoas que convivem diariamente com estas síndromes. A associação pode ser conhecida em myos.com.pt.

No sentido da campanha atrás referida, 5% do valor da inscrição em qualquer actividade revertem a favor da Associação Myos.

Inscrições e informações:

Infinito Crescer – 262 082 183 / 963 322 727 / 967 723 360

E-mail: geral@infinitocrescer.pt